quinta-feira, 17 de novembro de 2011

PLANO DE AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

PLANO DE AULA
DISCIPLINA: EDUCÇÃO FÍSICA
CRONOGRAMA: 03 AULAS
TEMA: EDUCAÇÃO FISICA PARA A SAÚDE.
EIXO NORTEADOR:
Conhecimento Sobre o Corpo, Atividade Rítmica e Expressiva.
OBJETIVO:
Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde e a melhoria da saúde coletiva.
COMPETÊNCIA:
Perceber e respeitar o próprio corpo e do outro, cada uma de suas partes, seus limites e possibilidades, de forma a poder desenvolver suas atividades corporais com autoridade, valorizando-os como recurso para manutenção da própria saúde.
HABILIDADES:                    
Perceber o corpo não como um amontoado de parte, mas como um corpo emotivo e sensível que se socializa e se movimenta.
Identificar e analisar os efeitos da atividade física sobre o organismo e a saúde benefícios, riscos, indicações e contraindicações.
CONTEUDOS:
A importância de atividades físicas para a saúde.
Tensão e relaxamento muscular, frequência cardíaca e respiratória como indicadores de intensidade e esforço.
Aquecimento, alongamento e relaxamento, conceito, objetivo e exercícios.
DESENVOLVIMENTO DE SITUAÇÕES DIDÁTICAS:
As aulas deverão ser desenvolvidas em três grupos de alunos, onde o primeiro grupo ficará com a importância de atividades físicas para a saúde, o segundo fica com tensão e relaxamento muscular, frequência cardíaca e respiratória como indicadores de intensidade e esforço e o terceiro com aquecimento, alongamento e relaxamento, conceito, objetivo e exercícios, as aulas deverão ser distribuídos por meio de sorteio onde na primeira aula os alunos realizarão a pesquisa na internet e preparação de slides para apresentar na segunda aula com a utilização data show, os slides devem ser preparados pelos próprios alunos com ajuda do professor.
Os alunos deverão utilizar o estetoscópio na terceira aula para aferir a batida cardíaca antes e depois de realizar algumas atividades físicas na quadra, ou mesmo observar a pulsação cardíaca e respiratória.
RECURSOS:
Computador, internet, data show, quadra, cones, cordas, elásticos, estetoscópio, bolas e fitas crepes.
AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá ser desenvolvida de duas madeiras, em grupo e individualmente de acordo com a participação de cada aluno;
Por meio de anotações e observação.
Pelo nível de aprendizagem e participação de cada aluno.

REFERÊNCIAS (FONTES):


http://pt.wikipedia.org/wiki/Frequ%C3%AAncia_card%C3%ADaca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário